A importância de um relatório financeiro

O relatório financeiro é uma ferramenta fundamental para a tomada de decisão nas empresas. De fato, existem diversos tipos de relatórios que vão auxiliar na gestão do negócio, seja nos próximos investimentos, análise de saúde financeira e de inadimplência, por exemplo.

Porém, apesar da grande relevância para o sucesso do negócio, muitos empresários ou gestores do departamento financeiro nas pequenas e médias empresas, ainda tem dúvidas. É provável que muitos desconhecem a real importância do relatório financeiro no dia a dia.

Mas o que são os relatórios financeiros?

Eles são um compilado de dados de um determinado período, considerando uma atividade ou transação específica. Os registros de contas a pagar vão te dar um relatório financeiro conhecido como fluxo de caixa, por exemplo.

Planilha de Fluxo de Caixa

Portanto, o objetivo desses relatórios é fornecer dados para a gestão do seu negócio, mas permitindo a extração de informações que facilitam a tomada de decisão. Por isso, é importante ter registros fieis a realidade, para que não exista erros e você possa tomar a decisão de forma correta.

Principais fatores para um bom relatório financeiro

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é um indicador responsável por demonstrar qual é a real situação do patrimônio da sua empresa em determinado período.

O termo “balanço” se caracteriza pelo equilíbrio entre os valores do ativo e passivo e os números do patrimônio líquido. Em resumo, o objetivo principal do balanço é relevar o contexto financeiro do seu negócio.

Para facilitar na hora da análise do balanço patrimonial, é muito importante manter os dados em dia.

Por fim, o balanço patrimonial deve ser um item fundamental na hora de analisar os relatórios financeiros da sua empresa. Isso porque ele possibilita uma análise dos bens, créditos e dívidas e outros fatores indispensáveis para uma gestão eficiente.

Custos operacionais

Geralmente, os custos operacionais se caracterizam como gastos essenciais para que a sua empresa continue funcionando. Por exemplo, gastos com água, luz, aluguel, materiais de escritórios, entre outros.

Portanto, é sempre bom manter um controle sobre esses dados. Faça com que o gestor responsável elabore um relatório mais completo. Para que você esteja ciente sobre os gastos da sua empresa.

Resultados obtidos

Outro aspecto fundamental que deve ser levado em consideração ao elaborar um relatório financeiro, é a demonstração de resultados obtidos.

Ou seja, para encontrar essa demonstração de maneira adequada, você precisa somar a entrada do dinheiro com os produtos vendidos e subtrair pelos custos operacionais.

É sempre bom lembrar que hoje em dia, diversos softwares de gestão fazem esse trabalho. Realizam os cálculos de forma automática, facilitando a elaboração de um bom relatório.

A Importância de um Relatório Financeiro

Liquidez da empresa

A liquidez da empresa é um dos pontos principais a se analisar em um relatório financeiro.

O gestor responsável deve observar se os ativos e passivos que estão retornando, são capazes de efetuar novos investimentos na empresa. Portanto, se isso acontecer, é um sinal que o negócio está lucrando efetivamente.

Esses acompanhamentos e análises de determinados períodos, fazem com que você pense em estratégias para que seu negócio caminhe na mão certa.

Dessa forma, se a administração exige um controle, são os relatórios financeiros que vão emitir isso.

Podemos dizer que não há gestão sem os relatórios financeiros. Mas lembre-se, os registros são importantes para a gestão do conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *